Twitter Facebook YouTube Flickr

CUT CE > ARTIGOS > IMAGINE FICAR SEM ÁGUA UM DIA? E O ANO INTEIRO?

Imagine ficar sem água um dia? E o ano inteiro?

Escrito po: Joana Almeida - Presidenta da CUT-CE

15/04/2013

Artigo publicado no Jornal O Povo no dia 15 de abril de 2013.

O questionamento desperta reflexão sobre a situação de famílias do Ceará, que sofrem com a falta d’água. O estado vive a pior seca dos últimos 50 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário contabiliza que 173 dos 184 municípios cearenses decretaram estado de emergência em consequência da estiagem prolongada. Relatório da Ematerce aponta que 30,4% dos municípios estão sem reserva de água tanto para consumo humano quanto animal. Não há também pastagem suficiente para o rebanho por conta da seca.

Os dados revelam a dificuldade do poder público em promover a convivência com semiárido onde a estiagem é cíclica. Mesmo com o desenvolvimento de tecnologias para armazenamento e canalização de água, como construção de açudes, cisternas de placa, adutoras, barragens subterrâneas, perfuração de poços, técnicas de irrigação, no entanto, ainda continuamos reféns dos efeitos da natureza. Para conviver com o semiárido é fundamental investir em tecnologias de reutilização de água simples, baratas, eficientes e acessíveis às comunidades.

A convivência com o semiárido não significa apenas elaboração de ações emergenciais para suprir a falta d´água. Ou apenas a construção de infraestrutura hídrica. É preciso implementar políticas estruturantes de promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário no semiárido nordestino. A oferta de educação contextualizada para convivência e valorização do Semiárido também deve ser permanente, tendo em vista a construção da consciência de combate ao desperdício de água, independente das condições climáticas.

Diante das dificuldades enfrentadas pela população por conta da estiagem, a Central Única dos Trabalhadores do Ceará e entidades filiadas promovem campanha de arrecadação de água potável em todo estado, um ato concreto e simbólico de que a CUT continua lutando por políticas de convivência com o semiárido. As doações serão entregues aos representantes dos trabalhadores do interior do Ceará no dia do trabalhador - 1º de maio, na Praça do Ferreira, em Fortaleza. Seja solidário. Doe água potável.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CUT CEARÁ
Rua Solón Pinheiro, 915 | Bairro José Bonifácio | CEP 60050-041 | Fortaleza | Ceará
Fone: (085) 3464-7377 | www.cutceara.org.br | e-mail: cutceara@cutceara.org.br