Twitter Facebook YouTube Flickr

CUT CE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONGRESSO DO POVO – AULÃO-ENEM SEGUE FORTALECENDO ESCOLA PÚBLICA NO CEARÁ

CONGRESSO DO POVO – Aulão-Enem segue fortalecendo escola pública no Ceará

15/06/2018

Mais de 300 estudantes cearenses já participaram dos aulões, realizados pela Frente Brasil Popular. Pacajus recebe a 4ª atividade neste sábado (16/6), que envolve escolas da capital e do interior

Escrito por: Raquel Chaves/CUT-CE (*)

Estudantes em Guaíba, no Aulão-Enem do Congresso do Povo no dia 13/6 (Fotos: Polianna Uchoa)

Construindo sua unidade em todo o estado, a Frente Brasil Popular (FBP)  segue levando adiante o Congresso Estadual do Povo no Ceará, lançado em maio último. Desta vez, as atividades ampliam-se para o fortalecimento da escola pública e do ensino médio. Mais de 300 jovens de quatro escolas já participaram do projeto Aulão-Enem Atualidades, em parceria com Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), incluindo instituições da capital e interior. Neste sábado (16/6), será a vez da EEM Padre Coriolano, no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza. E outros aulões já estão sendo agendados para a próxima semana.

 

Professor Helder Nogueira e Joyce Ramos, da Frente Brasil Popular, no aulão em Guaiúba, que também contou com a participação do Levante Popular da Juventude“Esse projeto integra parte de uma iniciativa nacional chamada Congresso do Povo, que nada mais é que o começo de uma organização do povo numa perspectiva de pensar nos problemas do Brasil e apresentar soluções. Vai além de partidos políticos. É um esforço de congregar o máximo possível da sociedade brasileira”. Assim explicou o professor Helder Nogueira aos estudantes que lotaram o auditório da EEEP José Ivanilton Nocrato, na cidade de Guaiúba, na última quarta-feira (13/6). Também participaram do aulão estudantes da Escola Estadual José Tristão Filho, no mesmo município.

 

Para Helder Nogueira, que leciona na rede pública estadual e também integra a FBP-Ceará e a Direção Executiva da CUT-CE, os aulões do Congresso Estadual do Povo tanto ajudam a preparar os/as estudantes para o Enem quando fortalece a capacidade de organização dentro do ambiente educacional. “Preparar-se para o Enem é fundamental porque abre portas para o acesso à universidade, para um novo mundo de experiências”, afirmou. De acordo com ele, exercitar a capacidade de reflexão para mudar o país  começa pela capacidade de fortalecer a escola.

 

Parceria com as escolas

“Pra nós, é uma honra gerar esse tipo de discussão com os jovens neste momento, pra que eles compreendam toda a realidade do que está acontecendo no nosso país e estejam mais preparados para ser cidadãos conscientes, num processo de aprendizagem e cidadania”, reflete a professora Tatiane Cruz, da EEEP José Ivanilton Nocrato, em Guaiúba. Raquel de Paiva estuda na mesma escola e agradeceu à FBP-CE: “É muito importante pra ajudar em nossa formação do censo crítico sobre a atual situação do Brasil”.

 

O diretor da Escola Estadual José Tristão Filho, Joilson Pedrosa, disse estar “muito feliz” por receber o Aulão do Congresso do Povo. “Esse aulão está trazendo uma nova perspectiva para esse alunado. Cerca de 200 alunos que estão assistindo a essa aula agora estão percebendo o quão importante é perceber a atualidade e o momento social e político que estamos vivendo. Tenho certeza de que isso vai ajudá-los bastante na preparação do Enem 2018 e, principalmente, nas mudanças que eles desejam exercer no dia a dia deles e pra um futuro brilhante que está por vir. A gente tem muito a agradecer”.

 

 

O que é Congresso do Povo?

O Congresso do Povo é uma iniciativa de construção de força social do povo brasileiro para enfrentar o golpe e a ofensiva conservadora que estamos enfrentando. Em Fortaleza, o lançamento estadual do Congresso do Povo ocorreu concomitantemente ao dia de luta do 1º de Maio deste ano. Na ocasião, no Centro Poliesportivo da Parangaba, foi apontada ainda a síntese e distribuída a cartilha de orientações sobre os passos seguintes.

 

“Essa é uma iniciativa de construção de força social do povo brasileiro para enfrentar o Golpe e a ofensiva conservadora que estamos enfrentando”, explicou Joyce Ramos, da Consulta Popular, durante o lançamento. Os meses de maio, junho e julho estão seguindo um cronograma no Ceará, com a realização de seminários regionais de formação de formadores, congressos municipais/regionais e o próprio Congresso Estadual do Povo, previsto para o fim do primeiro semestre.

 

(*) Colaborou Polianna Uchoa/PT Ceará

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CUT CEARÁ
Rua Solón Pinheiro, 915 | Bairro José Bonifácio | CEP 60050-041 | Fortaleza | Ceará
Fone: (085) 3464-7377 | www.cutceara.org.br | e-mail: cutceara@cutceara.org.br