Twitter Facebook YouTube Flickr

CUT CE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOTA DE APOIO – CUT-CE

NOTA DE APOIO – CUT-CE

20/04/2018

A CUT-CE apoia os/as professores/as da rede municipal de Fortaleza, que chegam, nesta sexta-feira (20/4), ao terceiro dia de greve. Exigimos imediata reabertura de diálogo por parte da Prefeitura

Escrito por: Direção Executiva - CUT-CE

 

NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES/AS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA

 

A CUT-CE solidariza-se e presta apoio irrestrito aos trabalhadores e às trabalhadoras da rede municipal de ensino de Fortaleza, que entraram em seu terceiro dia de greve nesta sexta-feira (20/4). A proposta de greve foi aprovada em assembleia realizada no último dia 11 de abril. A categoria reivindica o reajuste do magistério de 6,81% – nada além do que já está previsto em lei. Enquanto 67 cidades do Ceará já ofereceram reajuste aos professores, o município mais rico do Estado, mais uma vez, tem negado este direito à categoria.

 

Os educadores e as educadoras municipais já sofreram durante todo o ano de 2017, quando não houve reajuste algum para a categoria. Além disso, a Prefeitura quer parcelar o aumento de 2018, pagando a primeira parcela, de 2,95%, agora; e a segunda, de 3,75%, apenas em janeiro do ano que vem – quando já deveria estar em discussão o reajuste de 2019.

 

Neste terceiro dia de greve, a categoria realizou a Marcha em Defesa do Piso, com caminhada iniciada na Praça do Ferreira e encerrando-se no Paço Municipal, sede da Prefeitura. A revolta e os protestos dos professores e professoras são justificados, visto que enfrentam, ainda, situações precárias da estrutura física e das condições de trabalho em unidades escolares da capital. Absurdos que não deveriam, de maneira alguma, atingir quem está diretamente responsável pela Educação de nossas crianças e jovens.

 

A CUT-CE enfatiza, ainda, a urgência na reabertura dos canais de diálogo por parte da Prefeitura. A ausência de diálogo impede qualquer forma de negociação de direitos. Pelo contrário: só reforça o estado profundo de retrocessos em que o país está mergulhado. No âmbito municipal, precisamos – e exigimos – que se tome o caminho oposto. Seguimos na luta com os trabalhadores e trabalhadoras da educação e os defenderemos até o fim.

 

Fortaleza, 20 de abril de 2018

Direção Executiva da CUT-CE

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CUT CEARÁ
Rua Solón Pinheiro, 915 | Bairro José Bonifácio | CEP 60050-041 | Fortaleza | Ceará
Fone: (085) 3464-7377 | www.cutceara.org.br | e-mail: cutceara@cutceara.org.br