Twitter Facebook YouTube Flickr

CUT CE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL FOI TEMA DO SEGUNDO MÓDULO DO CURSO REALIDADE BRASILEIRA

Formação Econômica do Brasil foi tema do segundo módulo do Curso Realidade Brasileira

04/05/2017

Mais de 140 militantes participaram da segunda etapa do CRB

Escrito por: Letícia Alves/CUT-CE

Foi realizado, nos dia 29 e 30 de abril, o segundo módulo do Curso Realidade Brasileira – CRB, com o tema Formação Econômica do Brasil, que teve como facilitadora a socióloga e doutoranda em Desenvolvimento Econômico (Unicamp) Juliane Furno e contou com a participação de 140 militantes sociais, dentre eles integrantes de movimentos populares, sindicatos, entidades e organizações convidadas. Os 100 primeiros participantes que chegaram no momento do credenciamento receberam um exemplar do livro O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro.

O secretário de Administração e Finanças da CUT-CE, Helder Nogueira, ressalta que o Curso Realidade Brasileira muito tem a contribuir para a formação dos movimentos sociais e sindicais, através de uma análise de conjuntura política e estrutural do Brasil. Nesse sentido, a Central vem investindo fortemente na construção de uma militância formada e capacitada para debater um projeto para o país. “A participação de mais de 40 dirigentes sindicais CUTistas no CRB-Ceará expressa o papel estratégico da formação no projeto político da CUT. O estudo sobre a formação econômica do Brasil é crucial para a nossa compreensão das contradições que permeiam o fortalecimento de um Projeto Popular para o Brasil.”

Um dos participantes, Miguel Braz, do Levante Popular da Juventude, destaca que o tema do mês foi importante para entender em que bases econômicas se constituiu o Brasil, analisando o processo de uma burguesia que não pensou no desenvolvimento do país, mas sim em uma economia atrelada à exploração do capital estrangeiro. “O tema Formação Econômica do Brasil foi importante justamente para compreender que precisamos de um projeto nacional que consiga colocar o Brasil em um patamar de desenvolvimento econômico com soberania e que consiga desenvolver nosso país no sentido de oferecer melhores condições ao povo brasileiro.”

O curso, que começou no mês de março, é realizado durante um final de semana de cada mês e vai até setembro de 2017. Tem como sede o Cetrex/Ematrece: Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural (Rua Letícia Marques Cavalcante, 4.597 - Capuan, Caucaia-CE) e é organizado pela Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), Partido dos Trabalhadores do Ceará (PT-CE), Consulta Popular, Movimento Atingidos por Barragens (MAB) e Levante Popular da Juventude.

 

Galeria de fotos:

(Fotos: Helder Nogueira)

                 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
RÁDIO CUT

CUT CEARÁ
Rua Solón Pinheiro, 915 | Bairro José Bonifácio | CEP 60050-041 | Fortaleza | Ceará
Fone: (085) 3464-7377 | www.cutceara.org.br | e-mail: cutceara@cutceara.org.br