Twitter Facebook YouTube Flickr

CUT CE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CONFERÊNCIAS INTERREGIONAIS POPULARES DE EDUCAÇÃO TÊM INÍCIO NO CEARÁ

Conferências Interregionais Populares de Educação têm início no Ceará

06/02/2018

Cinco conferências regionais ocorrem ao longo desta semana no estado, começando por Crateús e Região do Cariri, com a representação de dirigentes CUTistas. Encontros são preparatórios para Coepe 2018

Escrito por: CUT-CE/Fetamce

Conferência Interregional Popular de Educação em Juazeiro do Norte, nesta terça-feira (6) (Foto: CUT-CE/Divulgação)

As regiões de Crateús e do Cariri cearense foram palco, nesta terça-feira (6/2), do início dos trabalhos da Conferência Interregional Popular de Educação. Cinco conferências regionais estão ocorrendo ao longo desta semana, já como etapas preparatórias para a Conferência Estadual Popular de Educação (Coepe 2018), que será realizada em março, em Fortaleza. Os encontros representam um avanço na mobilização popular pelo direito à educação de qualidade socialmente referenciada. Dois dirigentes executivos da CUT-CE, Helder Nogueira e Carmem Santiago, estão representando a Central estadual nas atividades. Os encontros interregionais seguem até o próximo dia 20.

 

Helder Nogueira na Conferência Interregional Popular de Educação em Crateús (Foto: CUT-CE/Divulgação)A Coepe 2018 tem como objetivo promover a mobilização da sociedade cearense, para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do Plano Estadual de Educação (PEE) e do Plano Nacional de Educação (PNE), o corpo das leis, suas metas e estratégias, além de propor políticas e ações que indiquem responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos e os sistemas de educação. A etapa nacional está prevista para ocorrer em abril, em Belo Horizonte (MG).

 

Carmem Santiago (CUT-CE) na Conferência Interregional Popular de Educação em Juazeiro do Norte (Foto: CUT-CE/Divulgação)Participam dos encontros também estudantes, famílias, trabalhadores em educação, gestores da educação e movimentos sociais. Além do próprio movimento sindical CUTista – Apeoc, Mova-se, Fetamce e Fetraece. O secretário de Administração e Finanças da CUT-CE, Helder Nogueira, representa a Central no encontro de Crateús e a secretária geral da Central estadual, Carmem Santiago, na Região do Cariri.

 

Saiba mais

A Conferência também vai acompanhar e avaliar as deliberações da Conae de 2014, verificar seus impactos e proceder às atualizações necessárias para a elaboração da política nacional de educação, monitorar e avaliar a implementação do PEE e PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano, e proceder a indicações de ações, no sentido de promover avanços nas políticas públicas educacionais.

 

Além disso, vai também monitorar e avaliar a implementação do PEE e dos planos municipais de educação, bem como os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais. A COEPE faz parte da agenda instituinte do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação e o monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CUT CEARÁ
Rua Solón Pinheiro, 915 | Bairro José Bonifácio | CEP 60050-041 | Fortaleza | Ceará
Fone: (085) 3464-7377 | www.cutceara.org.br | e-mail: cutceara@cutceara.org.br