Twitter Facebook YouTube Flickr

CUT CE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CUT-CE PARTICIPA DE FORMAÇÃO DE MULHERES EM BARREIRA-CE

CUT-CE participa de formação de mulheres em Barreira-CE

12/09/2017

Curso de formação do Sinsemba chega ao 3º módulo no sábado (16/9), com participação da secretária de Mulheres da CUT-CE, que atuará como facilitadora. Fortalecimento político é um dos objetivos

Escrito por: CUT-CE, com informações do Sinsemba Barreira/Acarape

Debater como viabilizar a justa participação das mulheres em espaços de poder. Com este objetivo, chega ao terceiro módulo o Curso de Formação Fortalecimento político das mulheres para garantir e ampliar os direitos, promover a igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica. O curso vem sendo promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsemba) de Barreira e Acarape desde julho deste ano. Esta etapa vai ser realizada no próximo sábado (16/9), a partir das 8 horas, na sede do Sindicato, em Barreira.

 

“Desta vez, vamos debater a situação das mulheres nos espaços de poder e nos espaços em que atuam, e ainda estimular o empoderamento delas”, afirma Ozaneide de Paula, secretária de Mulheres da CUT-CE e do Fórum de Mulheres do Ceará. A dirigente atuará, no sábado, como uma das facilitadoras deste módulo, ao lado de Meyre Coelho, ouvidora externa da Defensoria Pública do Ceará.

 

Agenda coletiva e eixos

Dentro da proposta metodológica do curso, as cursistas estão construindo, de forma coletiva, uma agenda com dez ações que possam orientar processos educativos, mobilizar agentes sociais e pautar demandas, propostas concretas para outros órgãos e agentes públicos. Quatro eixos estão sendo utilizados: revelar e discutir desigualdades sociais de gênero; fortalecer a participação de mulheres em espaços decisórios e de poder; encontrar medidas que visem o enfrentamento de violências contra as mulheres; e subsidiar discussões que objetivem promover o empoderamento de mulheres.

 

Parceria com Unilab

Neste ano de 2017, o Sinsemba atua em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) na realização desta formação política. São 50 horas de curso certificado pela própria universidade. Os intermódulos serão realizados em cinco grandes regiões do município de Barreira: Centro, Córrego, Cajueiro, Lagoa Grande e Lagoa do Barro e contemplando as comunidades adjacentes. Todos os intermódulos terão o acompanhamento de um aluno/a do curso de Gênero e Sexualidade da Unilab, que auxiliarão as cursistas a realizar as rodas de conversas.

 

A desigualdade entre homens e mulheres como construção social foi o tema que iniciou o curso de formação, em julho. No mês seguinte, o segundo módulo tratou da expressão das relações sociais de sexo/gênero na sociedade. Além deste terceiro módulo do dia 16/9, haverá um quarto, em outubro, com o tema: “Políticas Públicas para as Mulheres; enfrentamento à violência doméstica”. Em novembro, está programada apresentação das cursistas sobre as experiências vivenciadas no período do curso, durante os intermódulos.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT

CUT CEARÁ
Rua Solón Pinheiro, 915 | Bairro José Bonifácio | CEP 60050-041 | Fortaleza | Ceará
Fone: (085) 3464-7377 | www.cutceara.org.br | e-mail: cutceara@cutceara.org.br